CURRICULUM

Irene Cruz é atriz há mais de 50 anos. Estreou-se profissionalmente no TNDM II, em março de 1959, em A Visita da velha senhora do autor suiço Friedrich Dürrenmatt, enquanto aluna do Conservatório. Participou na peça Entre Giestas, de Carlos Selvagem (no mesmo ano e também no Teatro Nacional).

Trabalhou em várias companhias e foi uma das fundadoras do Grupo 4, em conjunto com João Lourenço, Rui Mendes e Morais e Castro, seguindo-se a construção do primeiro Teatro Aberto. Foram obrigados a sair desse espaço, que acabou por ser demolido, mas em conjunto conseguiram levar a cabo a nova construção do Teatro Aberto atualmente existente. Continua a pertencer à sua direção.

Em 1986, voltou ao Teatro Nacional para interpretar a figura de Kattrin no grande êxito Mãe Coragem e os seus filhos, de Brecht. Em 1995, novo regresso ao TNDM II, com a peça O Caminho para Meca, de Athol Fugard (uma coprodução do Teatro Aberto com o TNDM II).

Tem tido uma participação regular na televisão, em novelas e telefilmes e tem visto a sua carreira publicamente reconhecida quer pela atribuição de diversos prémios, quer pela atribuição de condecorações (Medalha de Honra do Concelho de Loures e Medalha de Mérito Cultural da Câmara Municipal de Cascais). Em 2002 foi agraciada com a Cruz de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.